Ensino Médio 3º Ano


Conteúdo programático do curso

Bibliografia

CESAR, S, J; SASSON, S. Biologia. São Paulo – Ed. Saraiva, 2011. 


LOPES, S; ROSSO, S. Bio. São Paulo – Ed. Saraiva, 2010.

MARTHO, G, R; AMABIS, J, M. Fundamentos da Biologia Moderna. São Paulo 
 Ed.Moderna, 1999.

Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 2 Ciências da natureza 
matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica.
Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.    135 p.

PCN – Plano Curricular Nacional – Ensino Médio –    Orientações  educacionais complementares aos     Parâmetros  Curriculares  Nacionais – Ciências da Natureza , Matemática e suas tecnologias. 


SÃO PAULO. Caderno do Aluno – Biologia. Ensino Médio. São Paulo: SEE, 2014.

___________________________________________________________________________________


CONCEITOS IMPORTANTES
EM BIOLOGIA.....

Aula ...Resumo x Imagens
Acesse o link

Conceitos importantes em Biologia (Aula Resumo )



Questões de Revisão....



QUESTÕES: CONCEITOS IMPORTANTES

1) Relacione as colunas:
A – C6H12O6                         (    ) Reprodução
B – Grão de Pólen                  (    )  Autótrofos
C – Algas                                (    ) Bactérias
D – Unicelulares                     (    ) O2
E – Aeróbios                           (    ) Glicose

2) Por que os seres humanos não podem ser considerados seres procariontes?

3) O Sol sempre esteve presente em nossa mesa. Explique esta afirmação.

4) Os seres autótrofos estão presentes em vários ambientes do planeta, comente sobre sua importância, e em quais ambientes eles podem ser encontrados.

5) Qual a importância prática do processo de polinização?

6) Verdadeiro ou Falso?
(    ) Os anaeróbios são seres que não utilizam O2 na produção de energia para viver.
(    ) Bactérias autótrofas são eucariontes.
(    ) 13 átomos de Hidrogênio são encontrados na molécula de glicose.
(    ) As abelhas são importantes no processo de fotossíntese.
(    ) Os unicelulares são a minoria das espécies conhecidas.
(    ) No processo de fotossíntese o Carbono da molécula de glicose vem da água.
(    ) As células são unidades vivas constituintes de quase todos os seres vivos.
(    ) No processo de fotossíntese o Oxigênio produzido vem da molécula da água.


7) Como os seres heterótrofos contribuem com os seres autótrofos no processo da fotossíntese?

Bons estudos.........

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________








Classificação Biológica ( Resumo )



* A Classificação Biológica é muito importante para a organização dos estudos dos organismos e da Biologia e da Biodiversidade.

*  A Classificação é o agrupamento dos organismos em categorias.

*  Existem critérios  universais padronizados para a classificação dos organismos.

* Os critérios foram estabelecidos segundo o avanço científico e a evolução dos organismos, obedecendo padrões evolutivos, morfológicos, anatômicos, fisiológicos, embriológicos etc....

* A Taxonomia ou Sistemática é o ramo da Biologia que desenvolve a classificação/Identificação dos organismos.

*  Atualmente os organismos são agrupados em cinco Reinos:

                      Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animallia.



Quais os critérios utilizados para a nomenclatura Biológica.

* Uso do Latim como linguagem universal.

*  Identidade binominal dos organismos:

   Gênero e espécie  EX: Homo sapiens

* Os nomes dos organismos são destacados em negrito ou itálico nos textos científicos.


Abaixo segue link com slides da aula ⇓⇓⇓

Aula Classificação Biológica....Reinos...

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



    Tabela: Organização dos 5 Reinos




Classificação e nomenclatura biológica.

Questões de revisão.


1. Quais as sete principais categorias taxonômicas estudadas?  Escolha uma ave e faça a classificação para exemplificar.

2. Explique como os organismos do Reino Fungi se diferenciam dos organismos dos demais Reinos.

3. C.Lineu; E.Haeckel; R. Whittaker; L.Margulis e C.Woese foram a partir do século XVIII importantes nomes da ciência, aborde o que eles possuem em comum em suas áreas de investigação e pesquisa nas ciências biológicas.

4. Identifique a qual categorias taxonômicas pertencem: Catus felis; Carnivoros; Cordados;  Canis.

5. Com base no sistema de classificação inicialmente proposto por C.Lineu, faça uma pesquisa à cerca dos nomes científicos listados abaixo e responda:
     Stafilococcus aureus               Ananas comosus
     Panthera Leo                           Plasmodium vivax
     Drosophila melanogaster        Saccharomyce cerevisiae
     Panthera tigres                        Panthera onca

a)   Quantas espécies estão descritas?
b)   Quantos reinos estão descritos?
c)   Quantos gêneros estão descritos?


6. Responda sim ou não e justifique:
Na frase: Todos os primatas pertencem a mesma classe porque todos pertencem ao mesmo gênero. A afirmativa está correta? E a justificativa está correta?


7. Qual o melhor critério para definir organismos de uma mesma espécie?

____________________________________________________________________________________________________________________________



Roteiro para realização de pesquisa:


Tema: Identificação e classificação de organismos.

Título: Identificação e Classificação de espécies da flora dos principais espaços de convivência e arredores da E.E. Dr. Américo Brasiliense.

Obs: O foco principal da pesquisa será o Reino Vegetal, porém, o grupo de pesquisa também poderá registrar espécies do Reino Animal encontradas nesses espaços.

A pesquisa deverá ser entregue digitalizada, no modelo de artigo científico observando o roteiro e tópicos abaixo, e poderá também posteriormente ser apresentada na sala de aula (registros fotográficos utilizado para identificação).


Capa

Resumo: Sinopse do que o trabalho apresenta.

Introdução: Aborde o tema da pesquisa, justifique a importância da pesquisa e os objetivos que quer alcançar com a pesquisa, visão geral da pesquisa.

Desenvolvimento/Capítulos: Descrição sobre a área pesquisada, abordagem sobre as espécies identificadas e o reino vegetal no geral.

Metodologia: Descrever a área onde foi realizada a pesquisa, desenhe, faça uma planta da área estudada e escreva o passo a passo de como foi realizada.

Resultados: Descrever as espécies identificadas, apresentar a classificação das espécies fotografadas, identificar o grupo vegetal a qual pertence, encontrar o maior número de categorias taxonômicas possíveis reino, divisão, classe, ordem, família etc... se for possível uma avaliação quantitativa, melhor ainda.

Considerações finais

Referências

Aplicativos

UFABC Biblioteca

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O estudo da biodiversidade relacionando aspectos comparativos e evolutivos utilizando os cladogramas e filogenias





Abaixo segue o link da aula ⇓⇓⇓



Cladograma para estudo da filogenia animal dos invertebrados



________________________________________________________________________________________________



Abaixo links ⇓⇓ das aulas para estudo do Reino Animal 



Aula  Evolução dos invertebrados


Aula  Os Cordados


Sugestão de Atividade:

Elaboração de tabela comparativa do Reino Animal 


Tabela sugerida





OBS:- Faça a pesquisa na literatura sugerida e preencha as colunas com as principais informações a cerca das evidências evolutivas dos grupos listados.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 Questões para análise e estudo 
comparativo do Reino Animal:



1) Você conhece as principais características dos Cinco Reinos onde esta dividida toda a Biodiversidade.

2) No Reino Animal quais as principais características evolutivas que diferem os Invertebrados dos "Vertebrados" Cordados.

3) Você conhece a sequência evolutiva mais provável para os principais grupos (filos) de invertebrados e classes dos Cordados.

4) Saberia dar exemplos de animais que compõem os vários grupos.

5) As principais estruturas evolutivas dos grupos.

6) Relacionar as estruturas com sua funcionalidade para a adaptação ao ambiente.

7) Propriamente o que facilita a vida dos animais  na água, na terra e no ar.

8) Mais especificamente a fisiologia e estruturas especializadas em Digestão, Circulação, Respiração e Excreção dos Animais.

9) Conhece os principais orgãos que compõem os Sistemas ( Enfase no Cardiovascular e Digestivo estudados).

10) Você é capaz de elaborar Cladogramas e Filogenias dos grupos Animais.

________________________________________________________________________________________________





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desafio de formar professores e ensinar na pandemia.

BIODIVERSIDADE