Ensino Médio 3º Ano
Conteúdo programático do curso
Bibliografia
•CESAR, S, J; SASSON, S. Biologia. São Paulo – Ed. Saraiva, 2011.
•LOPES,
S; ROSSO, S. Bio. São
Paulo – Ed. Saraiva, 2010.
•MARTHO,
G, R; AMABIS, J, M. Fundamentos da Biologia Moderna. São
Paulo
Ed.Moderna, 1999.
•Orientações
curriculares para o ensino médio ; volume 2 Ciências da natureza
matemática e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica.
Brasília : Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p.
SÃO PAULO. Caderno do Aluno – Biologia. Ensino
Médio. São Paulo: SEE, 2014.
___________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
CONCEITOS IMPORTANTES
EM BIOLOGIA.....
Aula ...Resumo x Imagens
Acesse o link
Conceitos importantes em Biologia (Aula Resumo )
Questões de Revisão....
QUESTÕES:
CONCEITOS IMPORTANTES
1) Relacione as colunas:
A
– C6H12O6 ( )
Reprodução
B
– Grão de Pólen ( ) Autótrofos
C
– Algas ( ) Bactérias
D
– Unicelulares ( ) O2
E
– Aeróbios ( ) Glicose
2) Por
que os seres humanos não podem ser considerados seres procariontes?
3) O Sol
sempre esteve presente em nossa mesa. Explique esta afirmação.
4) Os
seres autótrofos estão presentes em vários ambientes do planeta, comente sobre
sua importância, e em quais ambientes eles podem ser encontrados.
5) Qual
a importância prática do processo de polinização?
6)
Verdadeiro ou Falso?
( ) Os anaeróbios são seres que não utilizam
O2 na produção de energia para viver.
( ) Bactérias autótrofas são eucariontes.
( ) 13 átomos de Hidrogênio são encontrados
na molécula de glicose.
( ) As abelhas são importantes no processo de
fotossíntese.
( ) Os unicelulares são a minoria das
espécies conhecidas.
( ) No processo de fotossíntese o Carbono da
molécula de glicose vem da água.
( ) As células são unidades vivas
constituintes de quase todos os seres vivos.
( ) No processo de fotossíntese o Oxigênio
produzido vem da molécula da água.
7) Como
os seres heterótrofos contribuem com os seres autótrofos no processo da fotossíntese?
Bons estudos.........
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
* A Classificação Biológica é muito importante para a organização dos estudos dos organismos e da Biologia e da Biodiversidade.
* A Classificação é o agrupamento dos organismos em categorias.
* Existem critérios universais padronizados para a classificação dos organismos.
* Os critérios foram estabelecidos segundo o avanço científico e a evolução dos organismos, obedecendo padrões evolutivos, morfológicos, anatômicos, fisiológicos, embriológicos etc....
* A Taxonomia ou Sistemática é o ramo da Biologia que desenvolve a classificação/Identificação dos organismos.
* Atualmente os organismos são agrupados em cinco Reinos:
Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animallia.
Quais os critérios utilizados para a nomenclatura Biológica.
* Uso do Latim como linguagem universal.
* Identidade binominal dos organismos:
Gênero e espécie EX: Homo sapiens
* Os nomes dos organismos são destacados em negrito ou itálico nos textos científicos.
Abaixo segue link com slides da aula ⇓⇓⇓
Aula Classificação Biológica....Reinos...
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________
Aula Evolução dos invertebrados
Aula Os Cordados
Sugestão de Atividade:
Elaboração de tabela comparativa do Reino Animal
Tabela sugerida
1) Você conhece as principais características dos Cinco Reinos onde esta dividida toda a Biodiversidade.
2) No Reino Animal quais as principais características evolutivas que diferem os Invertebrados dos "Vertebrados" Cordados.
3) Você conhece a sequência evolutiva mais provável para os principais grupos (filos) de invertebrados e classes dos Cordados.
4) Saberia dar exemplos de animais que compõem os vários grupos.
5) As principais estruturas evolutivas dos grupos.
6) Relacionar as estruturas com sua funcionalidade para a adaptação ao ambiente.
7) Propriamente o que facilita a vida dos animais na água, na terra e no ar.
8) Mais especificamente a fisiologia e estruturas especializadas em Digestão, Circulação, Respiração e Excreção dos Animais.
9) Conhece os principais orgãos que compõem os Sistemas ( Enfase no Cardiovascular e Digestivo estudados).
10) Você é capaz de elaborar Cladogramas e Filogenias dos grupos Animais.
________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Classificação Biológica ( Resumo )
* A Classificação Biológica é muito importante para a organização dos estudos dos organismos e da Biologia e da Biodiversidade.
* A Classificação é o agrupamento dos organismos em categorias.
* Existem critérios universais padronizados para a classificação dos organismos.
* Os critérios foram estabelecidos segundo o avanço científico e a evolução dos organismos, obedecendo padrões evolutivos, morfológicos, anatômicos, fisiológicos, embriológicos etc....
* A Taxonomia ou Sistemática é o ramo da Biologia que desenvolve a classificação/Identificação dos organismos.
* Atualmente os organismos são agrupados em cinco Reinos:
Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animallia.
Quais os critérios utilizados para a nomenclatura Biológica.
* Uso do Latim como linguagem universal.
* Identidade binominal dos organismos:
Gênero e espécie EX: Homo sapiens
* Os nomes dos organismos são destacados em negrito ou itálico nos textos científicos.
Abaixo segue link com slides da aula ⇓⇓⇓
Aula Classificação Biológica....Reinos...
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Tabela: Organização dos 5 Reinos
Classificação
e nomenclatura biológica.
Questões
de revisão.
1. Quais as sete principais categorias taxonômicas
estudadas? Escolha uma ave e faça a
classificação para exemplificar.
2. Explique como os organismos do Reino Fungi se diferenciam
dos organismos dos demais Reinos.
3. C.Lineu; E.Haeckel; R. Whittaker; L.Margulis e C.Woese
foram a partir do século XVIII importantes nomes da ciência, aborde o que eles
possuem em comum em suas áreas de investigação e pesquisa nas ciências
biológicas.
4. Identifique a qual categorias taxonômicas pertencem: Catus felis; Carnivoros; Cordados; Canis.
5. Com base no sistema de classificação inicialmente
proposto por C.Lineu, faça uma pesquisa à cerca dos nomes científicos listados
abaixo e responda:
Stafilococcus aureus Ananas comosus
Panthera Leo Plasmodium vivax
Drosophila melanogaster Saccharomyce cerevisiae
Panthera tigres Panthera onca
a) Quantas
espécies estão descritas?
b) Quantos
reinos estão descritos?
c) Quantos
gêneros estão descritos?
6. Responda sim ou não e justifique:
Na frase: Todos os primatas pertencem a
mesma classe porque todos pertencem ao mesmo gênero. A afirmativa está correta?
E a justificativa está correta?
7. Qual o melhor critério para definir organismos de uma
mesma espécie?
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
Roteiro
para realização de pesquisa:
Tema: Identificação
e classificação de organismos.
Título:
Identificação e Classificação de espécies da flora dos principais espaços de convivência
e arredores da E.E. Dr. Américo Brasiliense.
Obs: O foco principal da pesquisa será o Reino Vegetal,
porém, o grupo de pesquisa também poderá registrar espécies do Reino Animal
encontradas nesses espaços.
A pesquisa deverá ser entregue digitalizada, no modelo de
artigo científico observando o roteiro e tópicos abaixo, e poderá também
posteriormente ser apresentada na sala de aula (registros fotográficos
utilizado para identificação).
Capa
Resumo:
Sinopse
do que o trabalho apresenta.
Introdução: Aborde
o tema da pesquisa, justifique a importância da pesquisa e os objetivos que
quer alcançar com a pesquisa, visão geral da pesquisa.
Desenvolvimento/Capítulos:
Descrição sobre a área pesquisada, abordagem sobre as espécies identificadas e
o reino vegetal no geral.
Metodologia:
Descrever
a área onde foi realizada a pesquisa, desenhe, faça uma planta da área estudada
e escreva o passo a passo de como foi realizada.
Resultados:
Descrever
as espécies identificadas, apresentar a classificação das espécies
fotografadas, identificar o grupo vegetal a qual pertence, encontrar o maior
número de categorias taxonômicas possíveis reino, divisão, classe, ordem,
família etc... se for possível uma avaliação quantitativa, melhor ainda.
Considerações
finais
Referências
Aplicativos
UFABC Biblioteca
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O estudo da biodiversidade relacionando aspectos comparativos e evolutivos utilizando os cladogramas e filogenias
Cladograma para estudo da filogenia animal dos invertebrados
Abaixo segue o link da aula ⇓⇓⇓
Cladograma para estudo da filogenia animal dos invertebrados
________________________________________________________________________________________________
Abaixo links ⇓⇓ das aulas para estudo do Reino Animal
Aula Evolução dos invertebrados
Aula Os Cordados
Sugestão de Atividade:
Elaboração de tabela comparativa do Reino Animal
Tabela sugerida
OBS:- Faça a pesquisa na literatura sugerida e preencha as colunas com as principais informações a cerca das evidências evolutivas dos grupos listados.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 Questões para análise e estudo
comparativo do Reino Animal:
2) No Reino Animal quais as principais características evolutivas que diferem os Invertebrados dos "Vertebrados" Cordados.
3) Você conhece a sequência evolutiva mais provável para os principais grupos (filos) de invertebrados e classes dos Cordados.
4) Saberia dar exemplos de animais que compõem os vários grupos.
5) As principais estruturas evolutivas dos grupos.
6) Relacionar as estruturas com sua funcionalidade para a adaptação ao ambiente.
7) Propriamente o que facilita a vida dos animais na água, na terra e no ar.
8) Mais especificamente a fisiologia e estruturas especializadas em Digestão, Circulação, Respiração e Excreção dos Animais.
9) Conhece os principais orgãos que compõem os Sistemas ( Enfase no Cardiovascular e Digestivo estudados).
10) Você é capaz de elaborar Cladogramas e Filogenias dos grupos Animais.
________________________________________________________________________________________________
Comentários
Postar um comentário